quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas de Maquilhagem (Maquilhadora do FashionBlogSB Cláudia Machado)

SOMBRAS PARA OS OLHOS

A sombra para os olhos pode cintilar com subtileza ou brilhar com fulgor. Também consegue ser muito difícil de controlar e é provavelmente por isso que muitas mulheres não se dão ao trabalho de a aplicar. Pode ser tão simples quanto uma pincelada de tom neutro sobre a pálpebra ou tão complexa como a interacção de cores que se prolonga da pálpebra à sobrancelha. Para além das regras gerais, que aconselham a não utilizar nada escuro nem cintilante durante o dia, o difícil é escolher entre uma imensidão de opções.



As tendências da moda ajudam a diminuir o leque de escolha. No entanto, não há nada como fazer experiências até encontrar o que mais lhe agrada e veja as tendências como fonte de inspiração. Ninguém conhece melhor que você, cada centímetro do seu rosto.

TEXTURAS


As sombras podem ser mate ou cintilantes. As sombras mate criam um ar mais natural e são de aplicação mais fácil e segura. As sombras cintilantes ou metalizadas acentuam a textura da pele e devem ser evitadas em peles muito maduras.

As sombras de pó compacto são populares e fáceis de controlar e são mais indicados para grandes áreas.

O lápis proporciona uma cor concentrada e podem ser usados como eyeliner.



As sombras em creme são vendidos em tubos ou em frascos com aplicador de esponja na ponta. Algumas, depois da aplicação, secam e adquirem um efeito de pó. As que não fazem este feito podem ser fixadas com uma ligeira camada de pó para prolongar o tempo de duração.

APLICAÇÃO

As sombras devem deslizar sempre suavemente e podem ser usadas de forma a, subtilmente, mudar ou realçar a forma dos dos olhos.

Um dos truques importantes para aplicar as sombras é trabalhar sobre a pálpebra seca com pó, com ou sem base. Outra opção para assegurar a duração da sombra e da sua resistência aos vincos é aplicar o produto com um pincel húmido, a sombra secará à medida que for sendo misturada com a pele.

Recomenda-se também que se aplica uma camada extra de pó solto por baixo dos olhos antes de aplicar a sombra, de modo a apanhar as partículas que caiem. Depois de aplicar as sombras, a camada de pó é retirada, passando com um pincel grande. Quando se aplicam as sombras com um pincel húmido as partículas ficaram pegadas ao pincel e mais dificilmente ficaram coladas na face.






O método mais simples e fácil da aplicação das sombras é aplicar uma só cor nas palpebras; com um pincel, aplica-se a sombra desde a raiz das pestanas até à zona orbital, ou seja, na pálpebra móvel.






Para um olhar mais sofisticado, pode optar por esfumá-la para cima até a sobrancelha e para o exterior com um cotonete ou com um pincel limpo, e aplicar também a sombra na pálpebra inferior, bem junto à raiz das pestanas.

Para abrir o olhar opte por cores mais claras, para diminuir opte por cores mais escuras.




Se quiser utilizar várias cores comece sempre pelas mais claras. A cor mais escura é aplicada apenas na metade externa da pálpebra móvel e na zona orbital.








A zona orbital também poderá ser o único elemento da maquilhagem ou servir de complemento. Passe com o dedo na cavidade orbital, esse é o trajecto que tem de fazer com a sombra.

 
Trabalhe também a pálpebra inferior com cores o mais perto possível das pestanas, cuidado para não acentuar as olheiras.



Com a ajuda de um cotonete, suavize a cor, esfumando sobretudo nos cantos. A maior dificuldade será no esticar e no fundir das cores, a transição. Nada que não se resolva com alguma prática.


DICA: Se o resultado lhe parece muito intenso, pode suavizar a cor passando com pó facial ou com a esponja da base na pálpebra para tornar o efeito mais subtil.

DICA: Se quiser que o olho pareça maior, faça o degrade de cor para cima, caso contrário estique para o exterior.